top of page
  • Foto do escritorRoque Rabechini Jr.

Webinar RevistaPM: Gestão de Programas de P&D em ambiente colaborativo Universidade-Indústria

As colaborações universidade-indústria desempenham um papel importante para a área de inovação. Seja para a pesquisa ou desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços, os programas e projetos, neste ambiente, têm aumentado consideravelmente. A atual pandemia Covid-19 exige um número sem precedentes de colaborações universidade-indústria, e o seu sucesso nunca foi tão importante para a sociedade.


A gestão de programas e projetos em ambientes colaborativos é caracterizada por metas muitas vezes ambíguas e por interesses heterogêneos dos parceiros, o que requer adequações das práticas existentes. Os programas colaborativos envolvem uma diversidade de projetos de P&D e trazem desafios adicionais, como definição de metas estratégicas para o programa, ou ainda a necessidade de experiência e habilidades gerenciais específicas em ambiente de organizações temporárias e multiculturais.


Alguns desses desafios foram identificados e tratados no contexto de um grande programa colaborativo universidade-indústria de P&D em Portugal entre a Universidade do Minho e a Bosch Car Multimendia, que envolveu um investimento de mais de 74 milhões de euros e mais de 500 investigadores da universidade e colaboradores da Bosch.


 

O Webinar foi transmitido pela RevistaPM ao vivo no YouTube, no dia 18 de março, e, além da participação do prof. Roque Rabechini, contou também com as participações da profa. Gabriela Fernandes, da Universidade de Coimbra, Portugal, e do prof. José da Assunção Moutinho, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

34 visualizações
bottom of page