top of page
  • Foto do escritorRoque Rabechini Jr.

Industrial PMO: a organização da gestão de projetos de investimentos.


Capa do Guia de Gestão de Projetos - Oxiteno

A decisão de institucionalizar as atividades de gestão de projetos reflete maturidade do corpo executivo de uma organização, em especial aquelas cujas atividades-fim não envolvem empreendimentos temporários e, sim, produtos gerados de forma seriada ou contínua. Querer fazer as coisas de forma certa é uma prerrogativa da administração moderna.

A assimetria existente entre uma entrega e sua administração pode revelar uma anomalia gerencial. Produtos ou serviços gerados sem uma gestão adequada trazem consigo os famigerados erros de projetos.

A Oxiteno quando decidiu pela adoção das práticas de gestão de projetos como uma forma ideal para gerenciar suas entregas, a fez ciente destes descompassos existentes entre os meios e os fins no campo de seus empreendimentos de investimentos. Optou pela criação de um escritório de projetos, seguindo a tendência das empresas que têm excelência gerencial.

Sabia que esse caminho não era fácil de ser vencido. É, na realidade, uma trilha que exige esforço, investimento, tempo e dedicação pessoal. Esses elementos foram cruciais para a consolidação do Industrial PMO, nome escolhido para seu escritório de projetos.

O Industrial PMO foi criado a partir de um consenso sobre sua atuação: ser um centro de excelência em gestão de projetos com atuação tática no suporte aos gerentes e profissionais de projetos de investimentos da empresa.

Após essa orientação o processo de criação do escritório de gestão de projetos se deu por meio de um programa com base nos seguintes pilares: simplificação da gestão, inclusão de pessoal dedicado na solução de técnicas e ferramentas, desenvolvimento de uma grade de capacitação condizente com o programa e implementação de processos com participação intensiva.

O surgimento deste guia efetiva o Industrial PMO. De certa forma, documenta os processos institucionalizados enquanto método de gestão e propõe uma grade de treinamento gerencial.

Espera-se que, com este guia, os profissionais da Oxiteno ligados à gestão de projetos, tenham em mãos a chave para o sucesso de seus empreendimentos e com o Industrial PMO passem a desfrutar de uma gestão mais consequente alinhada às estratégias da companhia.

213 visualizações
bottom of page